sexta-feira, 5 de outubro de 2007

AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Fraternidade e o Instituto da Educação de Resende, divulgaram o resultado da avaliação dos 2.260 alunos que cursam o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental, sendo 1055 alunos do 1º ano e 1205 do 2º ano, totalizando 125 turmas (111 de zona urbana e 14 de zona rural) de 30 escolas, sendo 16 da zona urbana e 14 da zona rural.
Esta avaliação resulta em diagnóstico das habilidades dos alunos das séries iniciais, com idade entre seis e sete anos, e que devem ter habilidades como, por exemplo, escrever o nome, circular as letras que aparecem em seu nome, reconhecer os diferentes tipos de letras, como cursivas, letras de forma, maiúsculas e minúsculas; ligar palavras às figuras, escrever o nome do professor, de um amigo, de um brinquedo, perceber a natureza alfabética do sistema de escrita e escrever estabelecendo relações entre grafema e fonema, ou seja, letras e fonemas, entre outras habilidades.

Ao todo, 45 pessoas foram mobilizadas para a avaliação, sendo 25 estagiários para aplicação das provas e 20 voluntários para acompanhamento das aplicações. Foram avaliadas as habilidades consolidadas, em leitura e escrita, esperadas em crianças de 6 e 7 anos.


O secretário de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, Rafael Martinez, explica que este diagnóstico permitirá aos educadores descobrirem que habilidades os alunos já desenvolveram.
- Esta avaliação é muito importante, pois poderemos saber quantos alunos possuem as habilidades já desenvolvidas e quais ainda não foram desenvolvidas. Também saberemos que alunos estão tendo mais dificuldade no desenvolvimento das habilidades e quais são estas dificuldades - diz Martinez.
Resultado da avaliação / 2007 - Avaliação realizada no primeiro semestre de 2007, nas 30 escolas municipais:

1º ano
121 alunos com habilidades consolidadas;
859 em processo de desenvolvimento das habilidades;
75 alunos sem habilidades desenvolvidas.


2º ano
349 dos alunos com habilidades consolidadas;
698 em processo de desenvolvimento;
158 sem habilidades desenvolvidas.











Nenhum comentário: