segunda-feira, 2 de junho de 2008

REDE MUNICIPAL APLICA PROVINHA BRASIL

Alunos do 2º ano do Fundamental farão prova nos dias 27 e 28


Mil quatrocentos e oitenta alunos do 2º ano da rede municipal de ensino, de 28 escolas, farão nos dias 27 e 28 de maio a Provinha Brasil. O exame que será aplicado em Resende é uma avaliação diagnóstica da alfabetização, elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que auxilia professores, coordenadores e gestores a identificar o desempenho de alunos em processo de alfabetização, no 2º ano de escolaridade do Ensino Fundamental.
Na terça-feira, dia 27, as provas serão aplicadas em 12 escolas da zona rural e na quarta-feira, dia 28, é a vez dos alunos de 16 escolas municipais da zona urbana. Com o objetivo de facilitar a gestão escolar, permitindo aos professores conhecer as possíveis dificuldades de alfabetização dos alunos e incrementando o planejamento do currículo em sua rede, a Provinha Brasil é aplicada aos alunos da 2ª Série, nas escolas que ainda mantêm o Ensino Fundamental com duração de oito anos, para crianças a partir de sete anos de idade, e aos estudantes do 2º ano, nas escolas cujo Ensino Fundamental tem duração de nove anos, onde as crianças ingressaram aos seis anos de idade, como é o caso das escolas municipais de Resende.
A prova será composta de 24 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta, e três questões de escrita de palavras e frases. Serão avaliadas habilidades relativas à alfabetização e ao letramento inicial dos estudantes. Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização são passíveis de verificação por meio da Provinha Brasil, foi necessário selecionar algumas dessas habilidades para construir o teste.
- Por exemplo, diferenciar letras de outros sinais gráficos, como os números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação, identificar letras do alfabeto, reconhecer palavras como unidade gráfica, distinguir diferentes tipos de letras, identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas, identificar relações fonema/grafema, (som/letra), ler palavras e localizar informação em textos. As provas serão corrigidas pelo próprio professor da turma ou pelo aplicador – frisa a secretária de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, Alice Brandão.

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